A UFRPE disponibiliza a toda comunidade acadêmica, por meio do Núcleo de Idiomas, cursos de vários idiomas, em especial inglês, francês e espanhol. Assim, a universidade possibilita ao corpo discente (graduação e pós-graduação), docente e técnico a realização de cursos de proficiência em diversos idiomas, sem qualquer custo financeiro para os mesmos. O Núcleo de Idiomas tem proporcionado experiência profissional pedagógico-cultural a toda comunidade da UFRPE, visando o aumento de sua competência na comunicação em língua estrangeira e estímulo à mobilidade para estudos no exterior. Com o objetivo de habilitar docentes e técnicos administrativos para receberem alunos e professores estrangeiros, a UFRPE tem estimulado a proficiência em língua estrangeira, possibilitando utilizar a pontuação referente ao curso de idiomas para progressão funcional de seus servidores. Outra forma de contrapartida da UFRPE é a oferta periódica de testes gratuitos de proficiência em Inglês (TOEFL) e em outros idiomas (DELE, DELF/DALF), para o incremento da proficiência em línguas estrangeiras de seus alunos e servidores.